Qual a diferença entre curso livre e curso de extensão universitária?

o que é extensão universitária

A diferença está em 2 aspectos: a visão do curso e o tipo de instituição que oferece o curso.

Visão: Os cursos livres possuem uma visão mais voltada ao mercado de trabalho. Já o cursos de extensão seguem uma visão mais acadêmica.

Tipo de instituição: O tipo de instituição que oferece o curso pode ser uma empresa de treinamentos ou uma faculdade. Por exemplo: se o curso é oferecido por uma empresa de treinamento profissional, então podemos considerar um curso livre. Se o curso é oferecido por uma faculdade, ou órgão vinculado a uma faculdade credenciada no MEC, podemos considerar uma extensão universitária.

Agora, vamos entender especificamente o que é um curso livre e um curso de extensão:

O que é um curso livre de capacitação?

É todo curso que não possui uma regulamentação ou lei específica para ser ministrado. Por exemplo: dança, idiomas, informática, música, esportes, fotografia, artes, segurança e etc.

Esses cursos podem conter carga horária, forma de avaliação e metodologia de ensino a critério da instituição que o oferece. Lembrando que esse tipo de curso pode ser oferecido tanto por uma empresa de treinamento quanto por uma pessoa física.

Os cursos livres podem ser chamados de:

curso de capacitação,
curso de aperfeiçoamento,
curso de atualização,
curso de reciclagem,
curso profissionalizante
e etc.

O que é um curso de extensão universitária?

São cursos extra-curriculares, oferecidos por uma Faculdade, que o acadêmico faz para enriquecer seu conhecimento sobre determinado assunto.

Esses cursos são oferecidos por faculdades ou órgãos vinculados a faculdades. Podem fazer o curso tanto graduandos, graduados. Algumas faculdades aceitam alunos já concluíram o ensino médio mas ainda não ingressaram no ensino superior.

Os cursos de extensão possuem carga horária menor que uma pós-graduação e não possuem regulamentação específica, podendo ter carga horária e métodos de avaliação variáveis, de acordo com as normas da faculdade.

O Plano Nacional de Extensão Universitária define a Extensão como “o processo educativo, cultural e científico que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre a Universidade e Sociedade”.

As vezes os cursos de extensão universitária são chamados de cursos de aperfeiçoamento. Mas lembre-se: extensão universitária não é uma pós-graduação.

Qual a diferença entre um curso livre de capacitação e um curso de extensão universitária?

A diferença é basicamente o objetivo do curso e a instituição que o oferece.

Os cursos livres possuem uma visão mais voltada ao mercado de trabalho e a certificação é emitida por uma pessoa física ou empresa de treinamento, sem vínculo com instituição de ensino superior.

Já nos cursos de extensão a visão é mais acadêmica e a certificação é emitida por uma faculdade. Ou seja, os cursos de extensão possuem vínculo com instituição de nível superior.

Vou dar 2 exemplos clássicos de editais de concurso para você entender melhor:

1º edital – necessário curso na área com pelo menos 120 horas de carga horária.

2º edital – necessário curso na área com pelo menos 120 horas de carga horária, com certificação emitida por uma instituição credenciada.

No primeiro edital, não há nenhuma exigência a respeito da instituição que oferece o curso, portanto você poderá apresentar uma certificação de curso livre que essa terá de ser aceita, pois cumpre o que pede no edital.

No segundo edital existe uma ressalva a respeito da instituição que emite o certificado. Essa instituição deve ser credenciada. Porém o edital não especifica onde a instituição deve ser credenciada. Nesse caso devemos usar nossa bola de cristal! Existem vários órgãos diferentes no Brasil que credenciam todo tipo de coisa. Mas no que tange Educação, o órgão máximo é o Ministério da Educação (MEC), sem dúvidas. Por isso, se você quiser se prevenir, para esse tipo de edital o melhor é fazer o curso em uma instituição credenciada ao MEC, ou seja, uma faculdade. Mas faculdade oferece curso de 120 horas? Sim, procure por um curso de extensão universitária.

O curso de capacitação emite certificado de conclusão válido?

Sim, os cursos livres de capacitação possuem certificação válida caso a empresa seja legalmente autorizada a realizar treinamentos de cursos de capacitação. Os certificados são válidos para concursos que pedem cursos de capacitação e/ou aperfeiçoamento.

Dica: confira sempre os editais dos concursos para saber se existem exigências específicas a respeito do curso ou empresa que oferece o curso.

O curso de extensão emite certificado de conclusão válido?

Sim, os cursos de extensão possuem certificação emitida por uma Faculdade, uma instituição de ensino superior credenciada no MEC, portanto são válidos em todo o Brasil e até mesmo no exterior.

Quem pode se matricular em um curso de extensão?

Estudantes universitários ou formados, a partir de 18 anos. Algumas faculdades aceitam alunos com ensino médio completo que ainda não ingressaram em um curso de nível superior.

Quem pode se matricular em um curso livre de capacitação?

Qualquer um pode realizar um curso livre, sobre qualquer tema, mesmo que não esteja relacionado a sua formação original, ou mesmo que a pessoa ainda não tenha uma formação específica.

A Carga horaria faz diferença nos cursos? Qual carga horária escolher?

Sim. A carga horária faz muita diferença em um curso, seja esse curso uma graduação, pós-graduação, extensão universitária ou mesmo um curso livre. Por exemplo: no estado de Minas Gerais, para as designações da Secretaria Estadual de Educação (SEE-MG), para a área de educação especial são pedidos para alguns cargos cursos com pelo menos 120 horas de carga horária, porém no momento da contratação da designação, caso exista um candidato que apresente uma certificação com carga horária maior, ele terá preferencia. Ou seja, do ponto de vista de disputar uma vaga de emprego, conta muito a carga horária do curso. Já do ponto de vista de aprendizado fica evidente que, em teoria, quanto maior o curso, maior será o conteúdo estudado, portanto maior aprendizado.

 


Você apoia a Educação Inclusiva?

Faça parte do Todos pela Inclusão. Clique em


 

Leandro Rodrigues

Tutor Online nos cursos do Instituto Itard, especializado em Educação, Diversidade e Inclusão Social. A equipe do Instituto Itard é formada por professores, tutores e consultores especializados em educação especial e educação inclusiva.



11 thoughts on “Qual a diferença entre curso livre e curso de extensão universitária?

  1. Eliene da costa rodrigues says:

    Me responda por gentilrza, o curso de extensão tem o mesmo valor de uma graduação, mudando somente a nomenclatura? Assim me foi passado no curso de pedagogia que estou fazendo, foi dito que um curso de extensão equivale ao mesmo que graduação mudando só o nome.
    Me auxilie, pois estou apreensiva

    • Equipe Itard says:

      Olá Eliene. Essa informação que te passaram é totalmente FALSA. Um curso de graduação nada tem haver com extensão universitária. Só para você ter uma ideia, enquanto um curso de graduação tem uma carga horária de mais de 3000 horas, um curso de extensão universitária tem geralmente menos de 280 horas. Os cursos de graduação dão título de licenciatura, bacharelado, tecnólogo. Já o curso de extensão universitária não dá título, apenas complementa a formação acadêmica que o aluno já tem.

  2. Laise says:

    Boa tarde
    Comecei a estudar na faculdades Montenegro, que tem um pólo aqui em Maruim/ Sergipe. A aulas geralmente são ao domingos. Sendo que nesse mesmo pólo funciono outra turma de outra faculdade. Que é a mesma coordenadora,
    Só que não assimos nenhum contrato. A coordenadora disse que estamos fazendo licenciatura em Educação Física. Só que no Cronograma e nas provas que já fiz. O cabeçalho sempre tem escrito “Curso de Extensão na área de Educação Física”. Aí comecei a ficar desconfiada desda da última aula. Geralmente temos uma aula num domingo e no outro é a prova. Aí encerra a matéria e começa a outro no próximo domingo. O que devo fazer?

    • Leandro Rodrigues says:

      Olá Laise, o ideal é você entrar em contato diretamente com as Faculdades Montenegro e solicitar uma declaração de matrícula no seu curso para comprovar sua matrícula junto a faculdade e ao curso escolhido. Também vale pesquisar o nome da faculdade no site do e-mec para confirmar se a mesma está autorizada pelo MEC a ministrar o seu curso de licenciatura.

    • Leandro Rodrigues says:

      Não. São tipos de cursos diferentes. Um exemplo prático é que alguns concursos exigem que o curso da prova de títulos seja oferecido por uma instituição credenciada ao MEC, uma faculdade. Nesses casos o curso livre não é aceito. Já o inverso é improvável, onde aceitam cursos livres sempre vão aceitar cursos de extensão universitária. Ou seja, o curso de extensão universitária possui aceitação maior no mercado, além de ter cunho mais acadêmico, pois é oferecido por faculdades e não por empresas de treinamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *