c

Livro Educação inclusiva, deficiência e contexto social: questões contemporâneas

FÉLIX DÍAZ, MIGUEL BORDAS, NELMA GALVÃO, THERESINHA MIRANDA - EDUFBA

O enfoque desta obra decorre da relevância que o contexto sociocultural em que a pessoa está inserida serve de parâmetro para classificá-la como 'normal' e 'anormal', além de enfatizar o ensino e a escola, bem como as formas e condições de aprendizado. - organizado por Theresinha Miranda, Nelma Galvão, Miguel Bordas e Félix Díaz

Livro Grátis para download!

Baixe esse e-book gratuito em PDF

Quero baixar esse livro

Descrição do livro

Este livro contém os trabalhos apresentados e discutidos durante a realização do I Congresso Baiano de Educação Inclusiva: a deficiência como produção social, que teve como objetivo discutir as relações sociais e suas implicações
no processo de desenvolvimento da pessoa com deficiência. Esse enfoque decorre da relevância de que o contexto sociocultural em que a pessoa está inserida serve de parâmetro para classificá-la como normal e anormal e enfatiza o ensino e a escola, bem como as formas e condições de aprendizagem. Essa perspectiva, em vez de procurar, no aluno, a origem de um problema, define o tipo de resposta educativa e de recursos e apoios que a escola deve proporcionar a esse aluno, para que obtenha sucesso escolar. Por fim, em vez de pressupor que o aluno deve ajustar-se a padrões de “normalidade” para aprender, aponta para a escola o desafio de ajustar-se para atender à diversidade de seus alunos.

Sobre o autor

Félix Marcial Díaz-Rodríguez possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas - Universidad Pedagógica Enrique José Varona (UPEJV-Cuba-1970), graduação em Psicologia (Bacharelado) - Universidad de La Habana (UH-Cuba-1976) revalidado pela UFBA, mestrado em Educação Especial pelo Centro de Referencia Latinoamericano para La Educación Especial (CELAEE-Cuba-1995) e doutorado em Ciencias Pedagógicas pela Universidade Pedagógica Enrique José Varona (UPEJV-Cuba-1997) revalidado pela UFBA.

Miguel Angel García Bordas possui Graduação em Filosofia e Letras - Universidad Central de Barcelona - UCB (1972), Especialização no Instituto de Ciências da Educação - ICE (1973),, Doutorado em Filosofia - Universidad Complutense de Madrid - UCM (1976), Pos-Doutorado em Sociosemiótica na Universidade Autonoma de Barcelona - UAB (1993).

Ficha técnica

Educação inclusiva, deficiência e contexto social: questões contemporâneas/ Féliz Díaz, Miguel Bordas, Nelma Galvão, Theresinha Miranda, organizadores; autores, Elias Souza dos Santos… [et al.]. - Salvador: EDUFBA, 2009.
 354p.
 ISBN: 978-85-232-0651-2
 1. Educação inclusiva – aspectos sociais. 2. Inclusão social. 3. Igualdade social. 4. Crianças deficientes – Educação – aspectos sociais. 5. Crianças com distúrbios de aprendizagem – Educação – aspectos sociais. I. Diaz, Feliz. II. Bordas, Miguel. III. Galvão, Nelma. IV. Miranda, Theresinha. V. Santos, Elias Souza dos.


Artigos relacionados


Livros relacionados

Tags relacionadas