c

Livro O professor e a educação inclusiva: formação, práticas e lugares

Teófilo Alves Galvão Filho - EDUFBA

A coletânea O professor e a educação inclusiva: formação, práticas e lugares é resultado das palestras, proferidas por convidados, em 2011, durante a realização do III Congresso Baiano de Educação Inclusiva e I Simpósio Brasileiro de Educação Inclusiva, organizados pelas seis universidades públicas no Estado da Bahia

Livro Grátis para download!

Baixe esse e-book gratuito em PDF

Quero baixar esse livro

Descrição do livro

A coletânea O professor e a educação inclusiva: formação, práticas e lugares é resultado das palestras, proferidas por convidados, em 2011, durante a realização do III Congresso Baiano de Educação Inclusiva e I Simpósio Brasileiro de Educação Inclusiva, organizados pelas seis universidades públicas no Estado da Bahia – Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) – sob a liderança do Grupo de Pesquisa Educação Inclusiva e Necessidades Educacionais Especiais (GEINE), do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia (PPGE/UFBA), em que participaram profissionais de vários estados brasileiro.

Esta obra tem como questão central: quais sentidos, significados e intencionalidades, vêm se materializando na formação, na prática e nos lugares de atuação do professor, para atuar na perspectiva da educação inclusiva?

A questão proposta é analisada sob a ótica de diferentes experiências construídas durante o desempenho da trajetória profissional de seus autores. Contudo, o leitor vai observar que os autores mantiveram uma importante relação pedagógica e política entre o social e o educacional, na busca de aprofundar as reflexões referentes a educação inclusiva, principalmente em relação a formação docente, suas práticas e lugares de atuação, para uma educação especial na perspectiva do novo paradigma inclusivo.

Sobre o autor

Teófilo Alves Galvão Filho

Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia - UFBA, Especialista em Informática na Educação pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL e graduado em Engenharia pela Universidade Católica de Pelotas - UCPel.

Theresinha Guimarães Miranda

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Católica do Salvador , mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (1993), doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1999) e pós-doutorado em Ume University, na Suécia em 2013.

Ficha técnica

O professor e a educação inclusiva: formação, práticas e lugares / Theresinha Guimarães Miranda, Teófilo Alves Galvão Filho, organizadores - Salvador : EDUFBA, 2012
491 p.: il
ISBN 978-85-232-1014-4

1. Professore - Formação - Brasil.  2. Prática de ensino - Brasil. 3. Educação Inclusiva - Brasil. 4. Inclusão escolar - Brasil. 5. Educação especial - Brasil 6. Salas de aula - Brasil. I. Miranda, Theresinha Guimarães. II. Galvão Filho, Teófilo Alves.


Artigos relacionados


Livros relacionados

Tags relacionadas