c

Livro Orientação e Mobilidade: Conhecimentos básicos para a inclusão do deficiente visual

Elaboração Edileine Vieira Machado - Ministério da Educação

Este livro possiu o objetivo de sugerir um programa sequencial de Orientação e Mobilidade, além de oferecer informações sobre o desenvolvimento da criança, formação de conceitos, utilização dos sentidos remanescentes.

Livro Grátis para download!

Baixe esse e-book gratuito em PDF

Quero baixar esse livro

Descrição do livro

Com a Política Educacional de Inclusão faz-se necessário o acréscimo de programas específicos que venham atender às necessidades educacionais dos alunos com deficiência visual.

Dentre esses programas destaca-se o de Orientação e Mobilidade, conhecimento indispensável para a conquista da autonomia e, consequentemente, a independência e inclusão do deficiente visual na escola e na sociedade.

Já em 1969, GOLKMAN nos alertava para tal necessidade:

(...) eu também acredito que apesar do que podemos crer ou esperar, uma grande maioria de crianças cegas nunca serão capazes de se locomoverem com independência, isto porque não receberam nenhum tipo de instrução de orientação e mobilidade ou porque a receberam de maneira insuficiente
(...)
(...) não se pode ignorar as necessidades de programa sistemático que a criança cega tem (...)
(...) Orientação e Mobilidade são necessidades primordiais e não devem ser ignoradas. Só quando estabelecerem programas de Orientação e Mobilidade em todas as escolas, e o professor (...) tomar consciência da necessidade de desenvolver tais programas é que começaremos a ver que a maioria das crianças cegas se tornaram adultos capazes, independentes e livres (p. 82).

Em resposta a essa necessidade, relatada por inúmeros profissionais da área e observada por nós em visitas a escolas, CAPs e outros, elaboramos o livro Orientação e Mobilidade: conhecimentos básicos para a inclusão, com o objetivo de sugerir um programa sequencial de Orientação e Mobilidade, além de oferecer informações sobre o desenvolvimento da criança, formação de conceitos, utilização dos sentidos remanescentes - conhecimentos básicos para melhor desempenho do aluno com deficiência visual na escola inclusiva.  

Sobre o autor

Edileine Vieira MachadoGraduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1989), Graduação em Pedagogia - Licenciatura Plena pelo Centro Universitário Nove de Julho - Uninove (2005), Mestrado em Letras (Língua e Literatura Italiana) pela Universidade de São Paulo (1996) e Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2001), Pós-doutorado (em andamento) no Centro Italiano di Ricerche Fenomenologiche - Roma/Itália, Graduação em Teologia na Faculdade João Paulo II - Marília-SP (em andamento)

Ficha técnica

Orientação e Mobilidade: Conhecimentos básicos para a inclusão do deficiente visual
/ Elaboração Edileine Vieira Machado...[et ai.] - Brasília: MEC, SEESR 2003.
167 p.
1. Deficiente Visual. 2. Políticas Públicas de Inclusão. 3. Educação Especial. 4. Orientação e Mobilidade
Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. 

 


Artigos relacionados


Livros relacionados

Tags relacionadas