Cursos para Formação do Professor de Apoio à Comunicação, Linguagem e Tecnologias Assistivas

a partir de R$897

Pacote de cursos de extensão universitária para formação completa do Professor de Apoio à Comunicação, Linguagem e Tecnologias Assistivas.

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Descrição

O Professor de Apoio à Comunicação, Linguagem e Tecnologias Assistivas – oferece o apoio pedagógico ao processo de escolarização do aluno com disfunção neuromotora grave, deficiência múltipla e (ou) transtornos globais do desenvolvimento. Esse apoio pressupõe uma ação integrada com o(s) professor(es) regente(s), visando favorecer o acesso do aluno à comunicação, ao currículo, por meio de adequação de material didático-pedagógico utilização de estratégias e recursos tecnológicos. Para atuar no atendimento, o professor deve ter como base da sua formação, inicial e continuada, conhecimentos gerais da docência e capacitação específica na área da deficiência que irá atuar.

Esse profissional pode atender de 1 a 3 alunos em uma mesma turma. Não é permitido mais de um professor de apoio por turma.

A demanda para professor de Apoio à Comunicação, Linguagem e Tecnologia Assistiva se justifica quando o aluno a ser atendido tiver necessidades de suporte na comunicação alternativa com o uso de recursos de tecnologia assistiva e na ambientação escolar de alunos com quadros psiquiátricos que apresentam alto nível de auto e heteroagressividade.

Essa demanda deverá ser fundamentada em avaliação pedagógica realizada pela escola e verificação in loco pela equipe de Apoio à Inclusão da Superintendência Regional de Ensino.

 

Estão disponíveis 3 pacotes de cursos para formação continuada e aperfeiçoamento do Professor de Apoio:

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  • Pacote Básico 560h
  • R$ 897
  • 560 horas - de R$ 1245,00 por R$ 897,00 ou até 10x de R$ 89,70
  • Deficiência Auditiva / Surdez 120h
  • Deficiência Física 120h
  • Deficiência Intelectual 120h
  • Deficiência Visual 120h
  • Tecnologias Assistivas e Comunicação Alternativa 80h
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  • Pacote Essencial 960h
  • R$ 1397
  • 960 horas - de R$ 2054,00 por R$ 1397,00 ou até 10x de R$ 139,70
  • Deficiência Auditiva / Surdez 120h
  • Deficiência Física 120h
  • Deficiência Intelectual 120h
  • Deficiência Visual 120h
  • Deficiências Múltiplas 120h
  • Transtornos Globais do Desenvolvimento 120h
  • Tecnologias Assistivas e Comunicação Alternativa 240h
  • Comprar

Reconhecido pelo MEC e válido para Designações SEE MG, entre outros.

Nossos cursos online de extensão universitária são válidos para as designações da SEE-MG, pois a certificação é emitida por uma instituição credenciada no MEC, a Faculdade FACIBRA, que possui curso de pedagogia reconhecido e cursos de pós-graduação em educação especial autorizados pelo MEC. No verso do certificado consta a portaria de credenciamento da faculdade. É possível consultar reconhecimento da faculdade FACIBRA através do site emec.mec.gov.br . Importante: verifique sempre na última resolução publicada os requisitos específicos para cada cargo, bem como as cargas horárias exigidas

Curso de aperfeiçoamento ou atualização em cujo currículo conste, no mínimo, 40 horas de Comunicação Alternativa e Tecnologia Assistiva e – 01 a 06 cursos em cujo currículo conste, em cada, no mínimo 120 horas de conteúdos das áreas de deficiência intelectual, surdez, física, visual, múltipla e Transtornos Globais do Desenvolvimento – TGD, oferecidos por instituições de ensino credenciadas Trecho da Resolução SEE Nº 3.417, de 05 de maio de 2017

no ato da designação, o candidato deverá comprovar curso na área de deficiência do aluno a ser atendido. A exigência de apresentar certificados em cujo currículo contempla a deficiência do aluno é usada para desempate. Leia mais em critérios de Desempate das Designações

Atribuições do Professor de Apoio à Comunicação, Linguagem e Tecnologias Assistivas

a. Atuar de forma colaborativa com os professores da classe comum para a definição de estratégias pedagógicas que favoreçam o acesso do aluno com necessidades educacionais especiais ao currículo e a sua interação no grupo;

b. adaptar/flexibilizar material pedagógico relativo ao conteúdo estudado em sala de aula (atividades, exercícios, provas, avaliações, jogos, livros de histórias, dentre outros) com o uso de material concreto, figuras e simbologia gráfica e construir pranchas de comunicação temáticas para cada atividade, com o objetivo de proporcionar a apropriação e o aprendizado do uso do recurso de comunicação e ampliação de vocabulário de símbolos gráficos;

c. preparar material específico para uso dos alunos na sala de aula;

d. desenvolver formas de comunicação simbólica, estimulando o aprendizado da linguagem expressiva;

e. prover recursos de Comunicação Aumentativa e Alternativa;

f. garantir a utilização de material específico de Comunicação Aumentativa e Alternativa (pranchas, cartões de comunicação e outros), que atendam à necessidade comunicativa do aluno no espaço escolar;

g. identificar o melhor recurso de tecnologia assistiva que atenda às necessidades dos alunos de acordo com sua habilidade física e sensorial atual e promova sua aprendizagem por meio da informática acessível;

h. ampliar o repertório comunicativo do aluno por meio das atividades curriculares e de vida diária;

i. orientar a elaboração de materiais didático-pedagógicos que possam ser utilizados pelos alunos na sala de aula;

j. promover as condições para a inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais em todas as atividades da escola;

Fonte: Guia de Orientação da Educação Especial na rede estadual de ensino de Minas Gerais, da SEE-MG (2014)


Informação adicional
Pacotes

Básico 560h, Essencial 960h, Completo 1200h


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