Cursos para Formação do Professor do AEE (Sala de Recursos) e Professor de Apoio à Comunicação, Linguagem e Tecnologias Assistivas

a partir de R$997

Pacote de cursos de extensão universitária para formação completa do Professor de Apoio à Comunicação, Linguagem e Tecnologias Assistivas ou Professor de Sala de Recursos

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Descrição

O Professor do AEE (sala de recursos) e o Professor de Apoio à Comunicação, Linguagem e Tecnologias Assistivas – oferece o apoio pedagógico ao processo de escolarização do aluno com disfunção neuromotora grave, deficiência múltipla e (ou) transtornos globais do desenvolvimento. Esse apoio pressupõe uma ação integrada com o(s) professor(es) regente(s), visando favorecer o acesso do aluno à comunicação, ao currículo, por meio de adequação de material didático-pedagógico utilização de estratégias e recursos tecnológicos. Para atuar no atendimento, o professor deve ter como base da sua formação, inicial e continuada, conhecimentos gerais da docência e capacitação específica na área da deficiência que irá atuar.

O professor de apoio pode atender de 1 a 3 alunos em uma mesma turma. Não é permitido mais de um professor de apoio por turma. A demanda para professor de Apoio à Comunicação, Linguagem e Tecnologia Assistiva se justifica quando o aluno a ser atendido tiver necessidades de suporte na comunicação alternativa com o uso de recursos de tecnologia assistiva e na ambientação escolar de alunos com quadros psiquiátricos que apresentam alto nível de auto e heteroagressividade.

Já o professor do AEE a ponte entre o aluno e o professor da sala de aula comum, permitindo uma troca de experiência que contribua nesse processo educacional e em todo o contexto escolar, bem como a inserção na sociedade. Esse profissional atua geralmente na sala de recursos multifuncionais e

 

Essa demanda deverá ser fundamentada em avaliação pedagógica realizada pela escola e verificação in loco pela equipe de Apoio à Inclusão da Superintendência Regional de Ensino.

 

Estão disponíveis 3 pacotes de cursos para formação continuada e aperfeiçoamento do Professor de Apoio e Sala de Recursos:

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  • Pacote Básico 960h
  • 6 cursos
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  • Deficiência Auditiva / Surdez 160h
  • Deficiência Física 160h
  • Deficiência Intelectual 160h
  • Deficiência Visual 160h
  • Deficiências Múltiplas 160h
  • Transtornos Globais do Desenvolvimento 160h
  • Fale conosco
  • Pacote Essencial 1160h
  • 7 cursos
  • Fale conosco
  • Deficiência Auditiva / Surdez 160h
  • Deficiência Física 160h
  • Deficiência Intelectual 180h
  • Deficiência Visual 160h
  • Deficiências Múltiplas 160h
  • Transtornos Globais do Desenvolvimento 180h
  • Autismo 160h
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Reconhecido pelo MEC e válido para Designações SEE MG, entre outros.

Nossos cursos online de extensão universitária são válidos para as designações da SEE-MG, pois a certificação é emitida por uma instituição credenciada no MEC que possui curso de pedagogia reconhecido e cursos de pós-graduação em educação especial autorizados pelo MEC. No verso do certificado consta a portaria de credenciamento da faculdade. É possível consultar reconhecimento da faculdade através do site emec.mec.gov.br . Importante: verifique sempre na última resolução publicada os requisitos específicos para cada cargo, bem como as cargas horárias exigidas

[…] 01 a 06 cursos com, no mínimo, 160 horas cada, nas áreas de deficiência intelectual, surdez, física, visual, múltipla e Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD), oferecidos por instituições de ensino credenciadas, priorizando-se o candidato que comprovar maior número de cursos em áreas distintas […] Trecho da Resolução SEE Nº 4.230, de 13 de novembro de 2019
no ato da designação, o candidato deverá comprovar curso na área de deficiência do aluno a ser atendido. A exigência de apresentar certificados em cujo currículo contempla a deficiência do aluno é usada para desempate. Leia mais em critérios de Desempate das Designações

Atribuições do Professor de Apoio à Comunicação, Linguagem e Tecnologias Assistivas

a. Atuar de forma colaborativa com os professores da classe comum para a definição de estratégias pedagógicas que favoreçam o acesso do aluno com necessidades educacionais especiais ao currículo e a sua interação no grupo;

b. adaptar/flexibilizar material pedagógico relativo ao conteúdo estudado em sala de aula (atividades, exercícios, provas, avaliações, jogos, livros de histórias, dentre outros) com o uso de material concreto, figuras e simbologia gráfica e construir pranchas de comunicação temáticas para cada atividade, com o objetivo de proporcionar a apropriação e o aprendizado do uso do recurso de comunicação e ampliação de vocabulário de símbolos gráficos;

c. preparar material específico para uso dos alunos na sala de aula;

d. desenvolver formas de comunicação simbólica, estimulando o aprendizado da linguagem expressiva;

e. prover recursos de Comunicação Aumentativa e Alternativa;

f. garantir a utilização de material específico de Comunicação Aumentativa e Alternativa (pranchas, cartões de comunicação e outros), que atendam à necessidade comunicativa do aluno no espaço escolar;

g. identificar o melhor recurso de tecnologia assistiva que atenda às necessidades dos alunos de acordo com sua habilidade física e sensorial atual e promova sua aprendizagem por meio da informática acessível;

h. ampliar o repertório comunicativo do aluno por meio das atividades curriculares e de vida diária;

i. orientar a elaboração de materiais didático-pedagógicos que possam ser utilizados pelos alunos na sala de aula;

j. promover as condições para a inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais em todas as atividades da escola;

Fonte: Guia de Orientação da Educação Especial na rede estadual de ensino de Minas Gerais, da SEE-MG (2014)

Atribuições do Professor de AEE (Sala de Recursos)

As funções desse profissional vão além de elaborar o plano de AEE e realiza o atendimento:

1# O professor especialista do AEE deve identificar as NEE; definir,implementar, liderar e apoiar a implementação de estratégias de flexibilização; realizar a adaptação curricular, bem como os procedimentos didáticos pedagógicos e práticas alternativas; e trabalhar em equipe.

2# Reservar um dia da semana para planejamentos e estudos coletivos, envolvendo Coordenador Pedagógico, Professor Regente, Profissional de Apoio à Inclusão, Intérpretes de Libras, Instrutor de Braille/Libras.

3# Promover encontros mensais com os pais e/ou responsáveis pelos estudantes para socialização acerca de seu desenvolvimento e aprendizagem.

4# Organizar no AEE os recursos pedagógicos e de acessibilidade para os estudantes público-alvo da educação especial.

5# Reservar um dia da semana para planejamentos e estudos coletivos, envolvendo Coordenador Pedagógico, Professor Regente, Profissional de Apoio à Inclusão, Intérpretes de Libras, Instrutor de Braille/Libras.

6# Promover encontros mensais com os pais e/ou responsáveis pelos estudantes para socialização acerca de seu desenvolvimento e aprendizagem.

7# Organizar no AEE os recursos pedagógicos e de acessibilidade para os estudantes público-alvo da educação especial.

8# Registrar a frequência, diariamente, num diário escolar oficial.

9# Elaborar o Plano de Desenvolvimento Individual a ser executado e registrar o desenvolvimento e dificuldades dos estudantes atendidos.

10# Atender aos estudantes, duas vezes por semana, perfazendo um total mínimo de duas horas aulas semanais (conforme o planejamento da escola)

11# Participar da elaboração do regimento interno da unidade educacional, bem como do Projeto Político-Pedagógico.

12# Reconhecer as necessidades de recursos pedagógicos e de Tecnologia Assistiva que melhor atendem o estudante na escola comum.

 

Como funciona?

  • Avaliação por prova de múltipla escolha
  • Não precisa fazer trabalho escrito
  • Fórum online para discussão com colegas de turma
  • Tutor online especializado para tirar dúvidas
  • Biblioteca virtual para pesquisas

Tudo acontece pela internet. Os cursos são 100% online. Não temos datas pré-determinadas para as aulas acontecerem. Você estuda quando puder.

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Básico 960h, Essencial 1160h, Completo 1480h


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Queremos mudar vidas! Não só a vida das pessoas com deficiência, mas de todas as pessoas que os cercam: familiares, amigos, colegas e também dos próprios professores. O Instituto Itard oferece cursos através de uma faculdade parceira credenciada no MEC. Saiba mais.



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