Livro Ensino de Língua Portuguesa para Surdos

Ensino de Língua Portuguesa para Surdos – Caminhos para a prática pedagógica, trata-se de um trabalho inédito, muito bem fundamentado e com possibilidades de viabilizar oficinas, laboratórios de produção de material por parte dos professores, relacionando, de fato, teoria e prática.


Dúvidas? Whatsapp!
21 97279-3519

Categoria

Descrição

Ebook: Ensino de Língua Portuguesa para Surdos – Caminhos para a prática pedagógica

Programa Nacional de Apoio à Educação dos Surdos

Autores: Heloísa Maria Moreira Lima Salles … [et al.] Brasília: MEC, SEESP, 2004.

Palavras chave: 1. Educação especial. 2. Educação dos surdos. 3. Ensino da Língua Portuguesa.

Apresentação

Esta publicação faz parte do Programa Nacional de Apoio à Educação dos Surdos, que tem como objetivo apoiar e incentivar a qualificação profissional de professores que com eles atuam.

Pela primeira vez, os professores terão acesso a materiais que tratam do ensino da Língua Portuguesa a usuários de LIBRAS.

Trata-se de um trabalho inédito, muito bem fundamentado e com possibilidades de viabilizar oficinas, laboratórios de produção de material por parte dos professores, relacionando, de fato, teoria e prática.

Estamos certos de que a formação adequada de professores contribuirá para a melhoria do atendimento e do respeito à diferença linguística e sociocultural dos alunos surdos de nosso país.

Sumário – Nesse livro gratuito você vai encontrar:

Sistema de Transcrição de LIBRAS

UNIDADE I – Política de Idioma e Ensino da Língua Portuguesa para Surdos

O mundo da lusofonia
– Origem e história da língua portuguesa
– O Brasil no mundo da lusofonia
Língua e identidade: um contexto de política linguística
– Situação do tema
– Considerações gerais
– Linguagens: espasos de atos concretos
– Um projeto em desenvolvimento
– Considerações finais
Cultura Surda e cidadania brasileira
– As diferenças humanas
– A questão multicultural surda
– Cultura Surda e identidade
– Comportamento e tecnologia surda
– Cultura Surda na educação de surdos
– Contribuições da sociedade à educação dos surdos
– Considerações finais
Educação dos surdos: aspectos históricos e institucionais
– Aspectos históricos da educação dos surdos
– Aspectos institucionais da educação dos surdos

UNIDADE II – A linguagem humana: aspectos biológicos e psicossociais

Linguagem e cognição
– Origem da linguagem humana
– A aquisição da linguagem
– Evidências para a hipótese da mente modular
– Aquisição da segunda língua
– Aquisição de língua oral-auditiva por surdos
Linguagem e sociedade
– A diversidade linguística
Características das línguas de sinais
– Línguas de sinais e a modalidade vísuo-espacial
– Universais linguísticos e as línguas de sinais

UNIDADE III – Aplicações da Teoria Lingüística ao Ensino de Línguas

Da abordagem audiolingual à interacionista: em direção à comunicação
– Introdução
– Definição os termos
– Relação entre abordagens e métodos
– Abordagens de base estruturalista
– Abordagem estruturalista
– Abordagem funcionalista
– O ensino audiolingual e o comunicativo
– Abordagem interacionalista
– Principais vertentes teóricas
– A hipótese da interação
– A teoria sociocultural
– Pequeno contrates entre a Hipótese da Interação e a Teoria Sociocultural
– O ensino sob a ótica interativa
O diálogo e o texto nas três abordagens
– O tratamento estruturalista
– O tratamento comunicativo
– O tratamento interacionista
A situação de aprendizagem dos surdos
Considerações finais
Um olhar sobre o texto do surdo
– Intrudção
– Aspectos da aquisição de português por ouvintes
– Em que consiste a tarefa de adquirir uma segunda língua
– Soluções propostas pelo surdo ante a tarefa de produzir um texto escrito em português
– Considerações finais
Referências bibliográficas



Fale conosco

Avaliações (0)

Avaliações


Não há avaliações ainda.

Fazer uma avaliação

Quem somos

Queremos mudar vidas! Não só a vida das pessoas com deficiência, mas de todas as pessoas que os cercam: familiares, amigos, colegas e também dos próprios professores. O Instituto Itard oferece cursos através de uma faculdade parceira credenciada no MEC. Saiba mais.



Alguns depoimentos na nossa página do facebook



6 de 25 avaliações Adicionar avaliação



Curta nossa página facebook.com/institutoitard

Dúvidas? Whatsapp!
21 97279-3519

Perguntas frequentes

  • Como são os cursos?
  • A instituição é credenciada? Possui reconhecimento pelo MEC?
  • Os cursos são registrados pelo MEC? Qual a portaria de credenciamento?
  • Quanto tempo demora para emitir o certificado?
Saiba tudo sobre os cursos e o Instituto Itard

Fale conosco!

Fale pelo Whatsapp: (21) 9 7279-3519
Email: secretaria@institutoitard.com.br
Facebook: facebook.com/institutoitard