Livro Orientação e Mobilidade: Conhecimentos básicos para a inclusão do deficiente visual

Este livro possiu o objetivo de sugerir um programa sequencial de Orientação e Mobilidade, além de oferecer informações sobre o desenvolvimento da criança, formação de conceitos, utilização dos sentidos remanescentes.


Dúvidas? Whatsapp!
21 97279-3519

REF: 34 Categoria Tags: , , ,

Descrição

Com a Política Educacional de Inclusão faz-se necessário o acréscimo de programas específicos que venham atender às necessidades educacionais dos alunos com deficiência visual.

Dentre esses programas destaca-se o de Orientação e Mobilidade, conhecimento indispensável para a conquista da autonomia e, consequentemente, a independência e inclusão do deficiente visual na escola e na sociedade.

Já em 1969, GOLKMAN nos alertava para tal necessidade:

(…) eu também acredito que apesar do que podemos crer ou esperar, uma grande maioria de crianças cegas nunca serão capazes de se locomoverem com independência, isto porque não receberam nenhum tipo de instrução de orientação e mobilidade ou porque a receberam de maneira insuficiente
(…)
(…) não se pode ignorar as necessidades de programa sistemático que a criança cega tem (…)
(…) Orientação e Mobilidade são necessidades primordiais e não devem ser ignoradas. Só quando estabelecerem programas de Orientação e Mobilidade em todas as escolas, e o professor (…) tomar consciência da necessidade de desenvolver tais programas é que começaremos a ver que a maioria das crianças cegas se tornaram adultos capazes, independentes e livres (p. 82).

Em resposta a essa necessidade, relatada por inúmeros profissionais da área e observada por nós em visitas a escolas, CAPs e outros, elaboramos o livro Orientação e Mobilidade: conhecimentos básicos para a inclusão, com o objetivo de sugerir um programa sequencial de Orientação e Mobilidade, além de oferecer informações sobre o desenvolvimento da criança, formação de conceitos, utilização dos sentidos remanescentes – conhecimentos básicos para melhor desempenho do aluno com deficiência visual na escola inclusiva.  

Orientação e Mobilidade: Conhecimentos básicos para a inclusão do deficiente visual
/ Elaboração Edileine Vieira Machado…[et ai.] – Brasília: MEC, SEESR 2003.
167 p.
1. Deficiente Visual. 2. Políticas Públicas de Inclusão. 3. Educação Especial. 4. Orientação e Mobilidade
Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. 

 

Autor: Elaboração Edileine Vieira Machado

Editora: Ministério da Educação



Fale conosco

Avaliações (0)

Avaliações


Não há avaliações ainda.

Fazer uma avaliação

Quem somos

Queremos mudar vidas! Não só a vida das pessoas com deficiência, mas de todas as pessoas que os cercam: familiares, amigos, colegas e também dos próprios professores. O Instituto Itard oferece cursos através de uma faculdade parceira credenciada no MEC. Saiba mais.



Alguns depoimentos na nossa página do facebook



6 de 25 avaliações Adicionar avaliação



Curta nossa página facebook.com/institutoitard

Dúvidas? Whatsapp!
21 97279-3519

Perguntas frequentes

  • Como são os cursos?
  • A instituição é credenciada? Possui reconhecimento pelo MEC?
  • Os cursos são registrados pelo MEC? Qual a portaria de credenciamento?
  • Quanto tempo demora para emitir o certificado?
Saiba tudo sobre os cursos e o Instituto Itard

Fale conosco!

Fale pelo Whatsapp: (21) 9 7279-3519
Email: secretaria@institutoitard.com.br
Facebook: facebook.com/institutoitard