Reconhecimento do MEC

Os cursos são reconhecidos pelo MEC?

O MEC só reconhece cursos de nível superior e só credencia instituições de ensino superior. Algumas faculdades (instituições credenciadas) oferecem cursos de curta duração, com menos de 360 horas que se enquadram na categoria de extensão universitária.

Muitos concursos públicos exigem que a certificação apresentada seja emitida por uma instituição credenciada no MEC e nossos cursos de não se enquadram nessa categoria.

Os cursos são de capacitação, aperfeiçoamento e formação continuada, pois se enquadram na categoria de cursos livres, com base legal na Lei 9.394 de 1996, artigos 39, 40, 41, 61 e 87 parágrafo 3, inciso III, sendo aceitos em todo o território nacional, e também em concursos públicos, formação inicial e continuada, progressão funcional, carga horária complementar em faculdades (ACO) e qualquer outra situação onde seja pedido um curso de capacitação.

A validade no exterior dependente da regulamentação de cada país.

Em caso de dúvidas fale conosco por favor para que possamos indicar a melhor categoria de curso para a sua necessidade.

O que aconteceu com os antigos cursos de extensão universitária com certificado emitido por faculdade?

Caso você esteja matriculado em um curso de extensão universitária, sua certificação será emitida conforme foi combinado antes, nada muda. Em caso de dúvidas, verifique nossas perguntas frequentes.

Mas a partir do dia 08 de julho de 2020 o Instituto Itard não oferece mais cursos de extensão universitária através de faculdades parceiras credenciadas no MEC. Agora todos os cursos são de capacitação, aperfeiçoamento e formação continuada, válidos para horas complementares de faculdade e afins.

 

Como são os cursos?
A instituição é credenciada? Possui reconhecimento pelo MEC?
Os cursos são registrados pelo MEC? Qual a portaria de credenciamento?
Quanto tempo demora para emitir o certificado?

Ainda está com dúvidas? Acesse aqui as perguntas frequentes.