Real motivo do atraso no desenvolvimento de alunos dos anos finais do fundamental

O temido atraso no desenvolvimento já nos anos finais do ensino fundamental. Não é raro encontramos alunos com transtorno do espectro autista em graves situações de comunicação e desenvolvimento nos anos mais avançados da vida escolar.

Por que isso acontece?

Por que chega um aluno de 10, 13, 15 anos na escola com tanto atraso no desenvolvimento assim?

Muita das vezes não se comunica bem, não forma frases, não tem autonomia para realizar atividades de vida diária dentro das suas possibilidades, entre outros.

Esses alunos com atraso no desenvolvimento não acompanham o conteúdo do currículo escolar.

Isso porque o conteúdo do currículo escolar não é compatível com o atual nível de desenvolvimento do aluno.

O currículo precisa ser compatível com o atual estágio de desenvolvimento do aluno

Olha, vou contar uma coisa para você.

Lá nos Estados Unidos, um bebê de 9 meses, quando os pais, os médicos, já suspeitam que aquele bebê pode ter algum atraso na comunicação, sabe o que eles fazem?

Eles inserem a comunicação alternativa no cotidiano daquela criança. Isso mesmo.

Você vai me perguntar: mas comunicação alternativa tão jovem assim não pode atrapalhar a fala?

Não! Comunicação alternativa não atrapalha a fala, pelo contrário. Estimular o vocabulário, estimula a comunicação.

O que é trabalhar comunicação alternativa com um bebê de 9 meses?

Isso mesmo: estimulação precoce.

Já ouviu falar de estimulação precoce? Tem estimulação precoce aí na sua cidade?

Por que é importante isso? Porque é fato! O desenvolvimento de uma pessoa ele é global. O atraso na comunicação provoca atraso em outras áreas, como na linguagem, na socialização e no desenvolvimento motor.

Se a gente não estimula o desenvolvimento da criança que tem alguma possibilidade de atraso, ou que está já apresentando atraso, essa criança vai acumulando atrasos, até que chega numa determinada determinada idade e não atingiu habilidades das idades anteriores.

Acumulando atrasos.

Então chega no ponto da criança estar no 6º ano e não ser alfabetizada.

Porque não existiu uma estimulação precoce quando era ela bebê. Não existiu estimulação precoce na educação infantil, na creche,

Não existiu uma estimulação de desenvolvimento global no atendimento educacional especializado durante o 1º ano, no 2º ano, 3º ano …

Mas independente da idade do seu aluno hoje, saiba que não é tarde demais.

Nunca é tarde demais para ninguém.

Você pode começar a estimulação desse aluno agora, mas não vai ser uma estimulação precoce, vai ser estimulação tardia.

Essa estimulação é o que seu aluno precisa para a vida. Nesse momento, isso é mais importante do que o currículo da escola.

Concorda? Comente aqui!

Abraços,

4 thoughts on “Real motivo do atraso no desenvolvimento de alunos dos anos finais do fundamental

  1. ivone.francisca.cruz says:

    Sim! Concordo com a intervenção precoce, pois se assim os profissionais fisese acredito que não teria aumentado tanto o número de crianças com atraso de desenvolvimento como estamos recebendo nas escolas.

  2. valdereisnascimento1 says:

    Considero que toda intervenção visando o desenvolvimento cognitivo, motor, socioemocionais com crianças diagnosticadas com algum defict de aprendizagem seja positivo e justo, pois é de direito constitucional garantir a inclusão dessas criancas no contexto social, e para que isso ocorra, faz-se necessário que tenha tido oportunidades de desenvolver habilidades e competências.

  3. Edna Melo says:

    Eu dou mãe de autista e professora. Acredito na capacidade que a criança tem de aprender .independente. E suas limitações .mas para que isso aconteça ela precisa ser estimulada e as intervenções devem sem pontuais.Adequadas só que ela necessita .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *