Como conhecer realmente seu aluno? O fundamento por trás das atividades escolares que atraem a atenção do aluno

atividades adaptadas relevantes

Descubra como ter embasamento para escolher os temas das suas atividades adaptadas e inclusivas, para que sejam altamente relevantes para seu aluno.

Uma professora uma vez disse: Você pode ter formação de quarenta horas, mil horas sobre o autismo. Essas mil horas não vão dizer tudo sobre aquela criança com autismo que eu tenho na minha sala de aula. O que me faz conhecer aquela criança é o meu encontro com ela, é a minha convivência com ela.

Olá, aqui é o Leandro novamente!

Você já deve ter ouvido falar que para um aluno prestar atenção, ter foco na atividade, essa atividade deve ter um significado especial para o aluno, deve ser RELEVANTE.

O problema é que, para saber o que é relevante para seu aluno você precisa conhece-lo muito bem.

Uma vez em 2016, no CBEE, Congresso Brasileiro de Educação Especial, na UFSCar, em São Carlos, SP, eu estava assistindo a palestra de um professor inglês, especialista em autismo, e ele disse para uma mãe durante a sessão de perguntas após sua palestra, que ele (‘o professor’) não era especialista em autismo, mas ela (‘a mãe’) era especialista no filho dela.

A humildade desse professor me marcou e faz todo o sentido. A família, os pais e parentes do aluno são quem mais passam tempo junto do aluno, portanto os que melhor o conhecem.

Você precisa do conhecimento que essa mãe e esses familiares têm para descobrir o que é interessante para seu aluno, do que ele gosta, do que ele não gosta, que música ele ouve, que desenho ele assiste na televisão, com qual brinquedo ele brinca mais, entre outras coisas.

De posse dessas informações, você terá embasamento para escolher os temas das suas atividades, podendo personalizá-las e adaptá-las para que sejam altamente relevantes para seu aluno.

Eu gravei um vídeo falando sobre isso hoje. Está lá no Instagram. Se você ainda não segue a gente no Instagram, vai lá e não perca!

Vamos postar mais vídeos sobre atividades inclusivas e adaptadas.

Leandro Rodrigues

Professor nos cursos do Instituto Itard, especializado em Educação, Diversidade e Inclusão Social, com foco em Tecnologias Assistivas e Comunicação Alternativa. A equipe do Instituto Itard é formada por professores, tutores e consultores especializados em educação especial e educação inclusiva.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *