Olá, tudo bem? Sei que contar histórias para alunos autistas pode ser muito desafiador. Afinal, o aluno muitas das vezes não olha para o local certo, ou quando olha é por pouco tempo, parece sempre distante e não se envolve nas atividades propostas. Pois bem, não se desespere. Encontrei esse post com nosso parceiro, a Inclutopia, apesar de serem dicas simples, poderá ajudar bastante. As dicas seguem alguns dos princípios em que acredito. Fique com o conteúdo na íntegra:
O momento da contação de histórias é muito importante para todos os alunos e muitas vezes temos dificuldades em engajar um aluno com transtorno do espectro autista captando sua atenção para atividade que é importante para estimular a linguagem, a criatividade, a interpretação de contextos e as habilidades sociais.
Pensando nisso a Equipe do Instituto Apta elaborou 7 estratégias que auxiliam (de verdade!) na hora de contar e encantar com as histórias na sala de aula e em casa também; Vamos conferir?
1. Aproveite os interesses do aluno como ponto de partida da história
Muitos autistas possuem interesses por meios de transporte (trens, carros, aviões), animais (da fazenda, dinossauros etc) super-herói, personagem de desenho animado, time de futebol. Insira esses elementos na história a ser contada.
2. Não leia a história diretamente do livro
Como o tempo de atenção do aluno com autismo geralmente é reduzido e facilmente ele se dispersa para outra direção, o simples fato de ler a história pode fazer com que você perca seu público.
A estratégia para esses casos é narrar a história usando cartões plastificados com imagens para ilustrar o que está sendo dito.
3· Use canções e onomatopeias
Outra forma de captar a atenção é a dramatização da história, dê ênfase às palavras, modificando sua entonação de voz, insira cantigas que estejam no contexto da história e imite os sons (tic-tac, piuíí, chuá – chuá) a chamada onomatopeia.
4· Use narrativas curtas e que tenham conexão com a realidade
Como os alunos com autismo tem dificuldade para compreender as informações abstratas, recomendamos que as histórias sejam criadas por meio de situações vivenciadas no cotidiano e que, preferencialmente, façam parte da rotina deles.
5· Utilize a história como disparador de atividades pedagógicas
Podemos aproveitar esse momento de descontração para obter material de trabalho pedagógico. O uso de palavras simples (pipa, bolo, bala, bola, menino, gato, dia, noite) nos oferece opções para criar atividades que envolvam pareamento, letramento, classificação e muitas outras.
7. Exemplo prático de história
Era uma vez um cavalo chamado Alazão (mostrar o cartão com a figura do cavalo).
Alazão era amigo de um cachorro chamado Totó (mostrar o cartão do Totó seguindo da pergunta: como faz o Totó? Auauauauaua bem exagerado).
Um dia, Alazão e Totó saíram para passear na floresta (mostrar o cartão do floresta).
Estava um dia lindo de sol e foram beber água no poço. (mostrar o cartão do poço)
Alazão encontrou sua amiga Nina, a girafa (mostrar o cartão da girafa). Sabe o que a Nina tinha levado para floresta? (exagerar na locução) Uma cesta de frutas (mostrar o cartão com a cesta de frutas) Foi um dia muito feliz! E fim.
8. Sugestões de atividades estruturadas
– Pareamento de objeto com a figura do mesmo (miniatura de cachorro com a imagem do cartão do cachorro)
– preencher as lacunas de uma imagem com figuras da história (imagem da floresta do lado direito da folha e as imagens do poço, do Alazão, da Nina e do Totó do lado esquerdo para o aluno inserir no espaço). Ideal que as figuras estejam com velcro para melhor fixação.
– identificar imagens referentes ao dia e a noite.
– escrita de acordo com modelo apresentado (Nina, Alazão, Totó, Sol, frutas)
Boa sorte em sua prática! Esperamos ter contribuído. Grande abraço!
Conteúdo elaborado pelo Instituto Apta, que apoia diversas famílias e instituições de ensino na busca de soluções para os desafios da inclusão. Atendemos escolas e famílias no processo de inclusão escolar das crianças com necessidades específicas. Saiba mais em: https://www.institutoapta.com.br/
Fonte: https://www.inclutopia.com.br/l/contacao-de-historias-7-dicas-para-incluir-alunos-com-autismo/
O Inclutopia é parceiro do Instituto Itard
Ótimas essas informaçoes para nosso desenvolvimento.Vou salvar no pendrive por favor enviar no meu email.Obrigada.
adorei essas informações, é muito bom sempre saber um pouquinho mais para o nosso conhecimento e o desenvolvimentos dessas criancas.
Maravilhoso irei aplicar essas dicas obg!
Amei!sou psicopedagogia, trabalho com autistas.
Sou psicopedagoga. Obrigada pela existência deste site maravilhoso. Quero receber os ebook que voces poderem me enviar sempre.
Sou psicopedagoga. Obrigada pelas orientações. Quero receber os ebook que voces poderem me enviar sempre.
Vou começar agora atuando na sala do AEE e gostaria muito de receber orientações
Amei. Vou utiliza-los.Obg
Sou psicopedagoga e gostei das orientações.
Muito boa a dica! Dá para usar em uma turma regular.
Olá sou estudante de pedagogia, gostaria de receber os ebooks.
Te enviei um email com o passo a passo de como baixar 🙂
Vai ser muito proveitoso pra mim . Gostaria de receber atividades também.
Heloísa de Fátima da Silva
Vou começar na sala do AEE, gostei muito das dicas pois trabalho com autista.
Olá poderia mandar para meu emeio? Sou professora da APAE .
Excelente contribuição. Obrigada!
É gratuito o curso?
Como faço a inscrição???
Gostei muito das dicas vai me ajudar na sala do AEE, pois tenho alguns alunos altistas. Obrigada. Professora Margarida APAE de Porangatu GO
Gostei muito essa estrategia abriram outros caminhos .
Olá. Excelentes dicas. Vou aproveitar. Gostaria de aprender muito mais. Pode me enviar os e_boock.. ou me orientar como baixar. Parabéns pelo excelente trabalho Leandro. Sucesso!
Salvei as suas maravilhosas contribuições para desenvolver ricamente o meu trabalho! Se puder enviar indicações de cursos pelo meu email, ficarei grata. Sou estudante de Pedagogia e feliz em contribuir com o desempenho de meus alunos com TEA.
Obrigada Leandro Rodrigues!
Que honra poder ler esse artigo, estou imensamente agradecida pelo conteúdo rico de ensino.
Simples, objetivo e direto, sou pedagoga, e vou me especializar em Educação Especial e Inclusiva… conto com toda ajuda necessária para um bom desempenho dos meus alunos.
Muito bom o conteúdo, precisamos sim, estar sempre buscando novos métodos para melhorar nosso conhecimento, e ampliar nosso repertório, nossa bagagem, e nessa questão de inclusão quanto mais sabermos, mais rico será o resultado do nosso trabalho.podendo auxiliá- los com excelência.
O que nos levará ao prazer de estar buscando qualidade para passar aos educandos,
eu também espero receber mais conteudos sobre esse assunto e agradeço por essa oportunidade em aprender mais.
Parabéns pelas dicas! é realmente importante estarmos atentos a esses detalhes na hora de uma contação de história. já tive alguns alunos autistas, cada um com suas características únicas, são crianças super inteligentes, se usarmos as técnicas e ferramentas certas eles sempre nos surpreendem.
Adorei suas dicas. É o primeiro ano que trabalho com autista estou tendo bastante dificuldades, se puder me enviar sugestões ficarei muito grata.
Bom dia. Não consegui baixar os arquivos com imagens. Gostaria muito de receber esse material.
Boa tarde, sou professora do AEE e gostei muito das dicas. Obrigada Leandro!
Vc pode enviar esse arquivo com as imagens por e mail?