Se meu aluno com deficiência está no Fundamental II e ainda não foi alfabetizado, temos um gravíssimo problema.
Ela vai para o 6º ano, depois tem o 7º ano, 8º ano… só que ele não pegou a matéria do 6º ano, por que?
Porque alfabetização é um pré-requisito para as disciplinas do 6º ano. A alfabetização é um pré-requisito para a escola inteira.
O aluno que não está alfabetizado ele vai ter problemas em todas as disciplinas da escola
Isso gera um efeito recorrente. Os desafios só aumentam e a motivação do aluno só diminui. É uma bola de neve.
Os conteúdos atrasados desse aluno só estão aumentando.
A situação desse aluno na escola só piora.
Isso cria um clima de que? Um clima de angústia.
É muito ruim quando o aluno percebe esse clima de angústia.
A criança ao entrar na escola fica ansiosa e cheias de expectativa. Ela espera que a escola seja um lugar onde lhe inspire confiança e, sobretudo, segurança. Porém se ela for contrariada em suas expectativas, torna-se muito difícil o seu processo de ensino-aprendizagem.
A escola tem que ser um ambiente onde o aluno se sinta motivado a voltar todo dia: o aprendizado precisa gerar prazer.
Qualquer coisa diferente disso é um problema.
Se ele se sente atrasado em relação aos colegas, se o aluno se sente atrasado em relação ao conteúdo, ele vai querer voltar no dia seguinte para a escola?
Não é porque o aluno tem deficiência que ele sente diferente de nós. Embora ele possa não expressar exatamente o que sente através de palavras, tenha certeza de que ele se motiva e se desmotiva, acredita e deixa de acreditar.
Por isso o primeiro passo para quebrar o ciclo da desmotivação é ter certeza que o seu aluno sabe que você acredita no potencial dele.
A motivação é um fator determinante para a aprendizagem.
É necessário que o professor disponha de muitos artifícios para conseguir desenvolver uma aprendizagem satisfatória, como também, descobrir o que motiva o aluno a querer aprender e a construir o seu próprio conhecimento.
São muitas as estratégias de aprendizagem que podem ser utilizadas para alunos com deficiência.
O Atendimento Educacional Especializado, que é especializado em entender as necessidades específicas do aluno com deficiência, pode junto com o professor regente aplicar essas estratégias avançadas para criar um novo ciclo: o ciclo da motivação em aprender.
Entre essas estratégias avançadas destaco o aprendizado significativo, reforço positivo e afetividade.
Aprendizado significativo: isso que vou ensinar para meu aluno serve para quê? (segundo a visão de mundo dele)
Reforço positivo: quando meu aluno realiza um comportamento esperado, o que eu faço para estimular a repetição desse comportamento?
Afetividade: o vínculo entre meu aluno e eu está saudável? E o vínculo entre meu aluno e a comunidade escolar?
Faz sentido para você? Comente aqui.
Abraços,
É relevante criar um vínculo afetivo com o educando proporcionando confiança e estimulando sua autoestima, para que ele adquira confiança em si, bem como, avaliar individualmente no intuito de perceber as potencialidades e/ou as necessidades de cada um. Diante disso, criar estratégias e recursos que venha contribuir para seu aprendizado. É importante também utilizar estratégias lúdicas para estimular o prazer pelo aprender.