Contação de histórias: 7 dicas para incluir alunos com autismo

Olá, tudo bem? Sei que contar histórias para alunos autistas pode ser muito desafiador. Afinal, o aluno muitas das vezes não olha para o local certo, ou quando olha é por pouco tempo, parece sempre distante e não se envolve nas atividades propostas. Pois bem, não se desespere. Encontrei esse post com nosso parceiro, a Inclutopia, apesar de serem dicas simples, poderá ajudar bastante. As dicas seguem alguns dos princípios em que acredito. Fique com o conteúdo na íntegra:

O momento da contação de histórias é muito importante para todos os alunos e muitas vezes temos dificuldades em engajar um aluno com transtorno do espectro autista captando sua atenção para atividade que é importante para estimular a linguagem, a criatividade, a interpretação de contextos e as habilidades sociais.

Pensando nisso a Equipe do Instituto Apta elaborou 7 estratégias que auxiliam (de verdade!) na hora de contar e encantar com as histórias na sala de aula e em casa também; Vamos conferir?

1.  Aproveite os interesses do aluno como ponto de partida da história

Muitos autistas possuem interesses por meios de transporte (trens, carros, aviões), animais (da fazenda, dinossauros etc) super-herói, personagem de desenho animado, time de futebol. Insira esses elementos na história a ser contada.

2. Não leia a história diretamente do livro

Como o tempo de atenção do aluno com autismo geralmente é reduzido e facilmente ele se dispersa para outra direção, o simples fato de ler a história pode fazer com que você perca seu público. 

A estratégia para esses casos é narrar a história usando cartões plastificados com imagens para ilustrar o que está sendo dito.

Foto do arquivo de histórias para imprimir

3· Use canções e onomatopeias

Outra forma de captar a atenção é  a dramatização da história, dê ênfase às palavras, modificando sua entonação de voz, insira cantigas que estejam no contexto da história e imite os sons (tic-tac, piuíí, chuá – chuá) a chamada onomatopeia.

Rato desenhado na lousa

 

4· Use narrativas curtas e que tenham conexão com a realidade

Como os alunos com autismo tem dificuldade para compreender as informações abstratas, recomendamos que as histórias sejam criadas por meio de situações vivenciadas no cotidiano e que, preferencialmente, façam parte da rotina deles.

5· Utilize a história como disparador de atividades pedagógicas

Podemos aproveitar esse momento de descontração para obter material de trabalho pedagógico. O uso de palavras simples (pipa, bolo, bala, bola, menino, gato, dia, noite) nos oferece opções para criar atividades que envolvam pareamento, letramento, classificação e muitas outras.

7. Exemplo prático de história

Era uma vez um cavalo chamado Alazão (mostrar o cartão com a figura do cavalo).

Alazão era amigo de um cachorro chamado Totó (mostrar o cartão do Totó seguindo da pergunta: como faz o Totó? Auauauauaua bem exagerado).

Um dia, Alazão e Totó saíram para passear na floresta (mostrar o cartão do floresta).

Estava um dia lindo de sol e foram beber água no poço. (mostrar o cartão do poço)

Alazão encontrou sua amiga Nina, a girafa (mostrar o cartão da girafa). Sabe o que a Nina tinha levado para floresta? (exagerar na locução) Uma cesta de frutas (mostrar o cartão com a cesta de frutas) Foi um dia muito feliz! E fim.

Foto arquivo pronto para imprimir

Foto arquivo pronto para imprimir

 

8. Sugestões de atividades estruturadas

– Pareamento de objeto com a figura do mesmo (miniatura de cachorro com a imagem do cartão do cachorro)

– preencher as lacunas de uma imagem com figuras da história (imagem da floresta do lado direito da folha e as imagens do poço, do Alazão, da Nina e do Totó do lado esquerdo para o aluno inserir no espaço). Ideal que as figuras estejam com velcro para melhor fixação.

– identificar imagens referentes ao dia e a noite.

– escrita de acordo com modelo apresentado (Nina, Alazão, Totó, Sol, frutas)

Foto de figuras pareadas com objetos

Boa sorte em sua prática! Esperamos ter contribuído. Grande abraço!

Conteúdo elaborado pelo Instituto Apta, que apoia diversas famílias e instituições de ensino na busca de soluções para os desafios da inclusão. Atendemos escolas e famílias no processo de inclusão escolar das crianças com necessidades específicas. Saiba mais em:   https://www.institutoapta.com.br/

Fonte: https://www.inclutopia.com.br/l/contacao-de-historias-7-dicas-para-incluir-alunos-com-autismo/
O Inclutopia é parceiro do Instituto Itard

Leandro Rodrigues

Eu sou Leandro e acredito que as pessoas podem evoluir muito além dos rótulos, estigmas e preconceitos. Todos podem aprender. Esp. em Educação, Diversidade e Inclusão Social. Formação inicial em Ciência da Computação. Fundador do Instituto Itard e criador do curso Adaptando Atividades para Alunos com Deficiência.

27 thoughts on “Contação de histórias: 7 dicas para incluir alunos com autismo

    • Elisângela dos says:

      adorei essas informações, é muito bom sempre saber um pouquinho mais para o nosso conhecimento e o desenvolvimentos dessas criancas.

  1. margarida says:

    Gostei muito das dicas vai me ajudar na sala do AEE, pois tenho alguns alunos altistas. Obrigada. Professora Margarida APAE de Porangatu GO

  2. Angélica says:

    Olá. Excelentes dicas. Vou aproveitar. Gostaria de aprender muito mais. Pode me enviar os e_boock.. ou me orientar como baixar. Parabéns pelo excelente trabalho Leandro. Sucesso!

  3. ENEIDA TAVARES DA S. GARCIA. says:

    Salvei as suas maravilhosas contribuições para desenvolver ricamente o meu trabalho! Se puder enviar indicações de cursos pelo meu email, ficarei grata. Sou estudante de Pedagogia e feliz em contribuir com o desempenho de meus alunos com TEA.
    Obrigada Leandro Rodrigues!

  4. Rute Crispim says:

    Que honra poder ler esse artigo, estou imensamente agradecida pelo conteúdo rico de ensino.
    Simples, objetivo e direto, sou pedagoga, e vou me especializar em Educação Especial e Inclusiva… conto com toda ajuda necessária para um bom desempenho dos meus alunos.

  5. Alaide Albuquerque says:

    Muito bom o conteúdo, precisamos sim, estar sempre buscando novos métodos para melhorar nosso conhecimento, e ampliar nosso repertório, nossa bagagem, e nessa questão de inclusão quanto mais sabermos, mais rico será o resultado do nosso trabalho.podendo auxiliá- los com excelência.
    O que nos levará ao prazer de estar buscando qualidade para passar aos educandos,
    eu também espero receber mais conteudos sobre esse assunto e agradeço por essa oportunidade em aprender mais.

  6. eliara lima says:

    Parabéns pelas dicas! é realmente importante estarmos atentos a esses detalhes na hora de uma contação de história. já tive alguns alunos autistas, cada um com suas características únicas, são crianças super inteligentes, se usarmos as técnicas e ferramentas certas eles sempre nos surpreendem.

  7. Mari says:

    Adorei suas dicas. É o primeiro ano que trabalho com autista estou tendo bastante dificuldades, se puder me enviar sugestões ficarei muito grata.

  8. Ducinalva da Costa says:

    Boa tarde, sou professora do AEE e gostei muito das dicas. Obrigada Leandro!
    Vc pode enviar esse arquivo com as imagens por e mail?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *