A seguir uma série de dicas para se comunicar com seus alunos com deficiência intelectual, visual, física ou auditiva. Essas dicas são passadas pelo Governo Canadense não só para professores da educação especial, mas para os pais da criança e a população de uma forma geral.
É interessante notar a linha de pensamento na perspectiva da inclusão (que prega a valorização da diferença: todos somos diferentes), ao utilizar a palavra “desafios” no lugar de “deficiências”.
Eles usam “desafios intelectuais” ou “desafios visuais” ao invés de “deficiência intelectual” ou “deficiência visual”. É excelente essa interpretação. Todos temos nossos desafios, nossos bloqueios, nossas dificuldades e barreiras. É isso que nos torna humanos.
Segue a tradução:
Ao descrever uma criança com necessidades especiais tenha certeza de colocar a criança antes da deficiência. Por exemplo, diga “uma criança com dificuldade de aprendizado” ao invés de “um autista com dificuldade de aprendizado”.
Crianças com Desafios Intelectuais
- Fale com as crianças usando palavras simples, mas não palavras infantis.
- Faça pedidos claros e precisos.
- Mantenha-se calmo e esteja pronto para reformular seu pedido de várias maneiras.
- Use exemplos concretos com freqüência.
- Para confirmar se uma criança entendeu sua mensagem discretamente peça para que ela repita.
Crianças com Desafios Visuais
- Fale e aja de forma normal. Evite usar termos que impliquem em visão, como “Olha, vou te mostrar como se faz”.
- Evite usar referências como “aqui” e “lá”. Essas palavras não são referências úteis para uma criança que não enxerga.
- Responda perguntas verbalmente. Movimentos de cabeça e mãos não serão notados. Use suas palavras precisamente, e antes de usar uma frase figurativa tenha certeza que a criança irá entender o significado dentro do contexto.
- Não aumente o volume de sua voz ( a menos que você saiba a partir de um histórico médico que isso irá ajudar com um problema auditivo). Evite pausas longas ao falar.
- Ofereça uma rotina organizada para a criança. Evite fazer as coisas para a criança, mesmo que ela leve mais tempo para fazer do que as outras crianças.
- Sempre deixe que a criança saiba onde você está: diga onde você está em relação a ela e avise quando estiver saindo.
Crianças com Desafios Auditivos
- Fale claramente na sua velocidade e tons normais, articulando cuidadosamente, mas sem exagerar.
- Certifique-se que você tem a atenção da criança antes de começar a falar. Use todas as formas de gestos, expressões faciais, ações e figuras para ajudar a criança a entender a linguagem e gradualmente adquiri-la.
- Verifique freqüentemente para ter certeza que a criança entendeu. Caso ela não tenha entendido reformule sua mensagem, ao invés de apenas repetir.
- Perda de audição pode causar atrasos no desenvolvimento da linguagem e dificuldades para falar. Você pode ter dificuldades de entender uma criança que é surda de nascença. Não tenha medo de pedir que ela se repita. Seu interesse e encorajamento serão motivadores para o sucesso futuro.
- Ao invés de falar pela criança dê a ela várias oportunidades para se expressar.
- Para evitar o preconceito, fale abertamente sobre a deficiência auditiva com seus colegas de classe, e deixe que eles aprendam sobre o aparelho auditivo se for o caso.
- Certifique-se que as outras crianças falem calmamente, com clareza, e um de cada vez.
Crianças com Desafios Físicos
- Encoraje as crianças a expressar suas próprias idéias e sentimentos.
- Encoraje as crianças a aprender os comportamentos adequados para o ambiente.
- Fale com a criança sobre seus desafios. A encoraje a explicar para as outras crianças como ele lida com sua deficiência e quais são seus planos para o futuro.
- Deixe que a criança tome conta de si mesma o máximo possível.
- Permita que a criança opine nas decisões que a afetam, sempre que possível.
- Discuta desafios físicos num geral com todas as crianças. Assim a criança deficiente não se sentirá sozinha.
- Encoraje a criança a inventar suas próprias adaptações, assim eles podem fazer o melhor possível dos materiais e recursos disponíveis.
- Ajude as crianças a concentrar seus esforços em metas realísticas e realizáveis, e direcione suas energias para atividades que eles escolheram como objetivos e prioridades.
Fonte: Canadian Child Care Federation, Ottawa, Ontario – Canadá – Resource Sheet 38 – Título original: Commmunicating with Children who have Special Needs – Disponível em http://www.cccf-fcsge.ca/wp-content/uploads/RS_38-e.pdf, 28/05/2019
Tradução: Sarah Bezerra
Adaptação: Leandro Rodrigues
parabéns muito boas as dicas.
Amei tudo é aprendi muito c vc!
Fantástico texto. Desta forma realmente podemos ensinar com respeito e alegria. E na prática faço assim e obtenho o sucesso como resultado. Obrigada aaa
Estou amando tudo. Desde o curso a email. Só posso colocar em dias as leituras finais de semana. Parabéns estou encantada
Muito obrigada pelas dicas, estou amando os artigos 👏👏👏👏👏
Parabéns pelas dicas! São muito úteis!
Muito obrigada pelas dicas,elas estão me ajudando muito.
Amei, muito bom!
Amei, muito bom! Obrigada
Amei, muito obrigada!
Amei, todas as dicas vou coloca-las em praticas muito obrigada
Muito obrigada pelas dicas!!! Estou aprendendo e aproveitando muito no meu dia a dia!!!
Artigo interessante. Dicas fáceis. Não parece tão difícil de se comunicar com crianças com desafios.
Obs. No tema sobre desafio auditivo há a expressão “deficiência auditiva”, expressão evitada no artigo original segundo o que entendi na introdução deste artigo.
Que bom que gostou! Obrigada por informar 🙂
Estou muito feliz por está participando dos conhecimentos e práticas para crianças especiais.
E nós ficamos felizes que esteja participando Sirrame! 🙂
Leandro, que maravilha essas dicas . Trabalho com surdocegueira e, ficarei agradecida se puder contribuir . Adorando tudo isso.
Muito bom parabens .
Olá, tive acesso a este artigo um pouco atrasada mas, adorei. São dicas valiosíssima e para mim que estou concluindo uma pós em educação especial, é de uma valia imensurável. Muito obrigado por compartilhar.
Amo educação especial. Amei as dicas, parabéns.
Excelentes orientações. Parabéns
Muito bom! Sou estudante, achei muito interessante!!! Obrigada, parabéns!!
Excelentes dicas, parabéns!
Boa tarde Leandro!
Muito inovador as dicas!
Gratidão.
Obrigada pelos estudos compartilhados!
Parabéns pelo belo trabalho.
Obrigada pelas dicas. Gostei muito e vou usar diariamente com meus alunos.
Muito bom!
Você juntamente com toda a sua equipe são bençãos de Deus nas nossas vidas, pois além de acrescentar nas nossas vidas como profissionais, também fortalece a certeza de que a Inclusão é real e que independente dos desafios nossos alunos são capazes de evoluir e alcançar a independência para a vida,😘.
Olá adorei as dicas ,podemos usar para orientação com os pais
Estou adorando as dicas recebidas por email..Obrigada.
Boa noite Leandro!
As sugestões são importantíssima para nortear nosso trabalho.
São ótima suas dicas. Paabéns
Muito bom o material, uma boa comunicação faz toda diferença no desenvolvimento doynossos alunos
Ótimas dicas, amo participar deste grupo!!
Boa noite
Amo educação especial, foi perfeita essas dicas.
Obrigada por compartilhar ..amei..
Boa tarde!
Obrigada pelas dicas, são ótimas.
Ótimas dicas Leandro, estou aprendendo muito com as leituras dos materiais de estudo que vc compartilha conosco. Só gratidão
Leandro
Parabéns pela bela iniciativa. Obrigada por ter compartilhado um material tão útil para todos nós
Niedja
Parabéns e muito obrigada por essa grande contribuição . Amei todas as dicas.
Que Deus lhe recompense dando-lhe cada vez mais eficiência e capacidade para compartilhar seus conhecimentos conosco.
Sucesso.
Muito boa as dicas, obrigada por compartilhar.
Fantástico texto. Desta forma realmente podemos ensinar com respeito e alegria. E na prática faço assim e obtenho o sucesso como resultado. Obrigada aaa
Excelente! professor Leandro. As dicas são valiosas e tem me ajudado a compreender na prática o real valor dos desafios da inclusão. Obrigada!!
Bom dia, excelente as instruções e suas adaptações, cada dia estou aprendendo, obrigada
Parabéns, seu trabalho é muito lindo. Os materiais me ajudaram muito. Agradeço de coração.
ótimas dicas!!!!!