Olá! Sei que criar atividades adaptadas é um desafio diário para a maioria dos professores, tanto do AEE quanto da sala de aula regular.
Se você concorda comigo, essas dicas são para você.
Bom, diretamente dos membros da equipe do Boardmaker, que estudam formas de fundamentar o currículo da educação especial com as melhores práticas, essas dicas revelam o que eles pensam sobre maneiras de implementar atividades em casa, na clínica ou na sala de aula. São 5 dicas fáceis (fundamentadas em pesquisa científica) que irão ser mais fáceis de implementar do que você imagina.
Dica #1: Leia e Releia!
Sugerimos que você leia e releia o mesmo livro todos os dias da semana. E a cada leitura defina um novo propósito, como por exemplo: identificar a ideia principal, pensar em um novo título, ou até conectar o livro com experiências pessoais. Fazer a releitura dessa forma irá aprimorar a interpretação de texto, fluência, e até mesmo a independência. Você vai notar o aumento de confiança e engajamento a cada releitura. Isso fará a experiência ainda mais gratificante! (Fountas, I. C., & Pinnell, G. S.,1996)
Dica #2: Ensine Palavras Muito Utilizadas
Os especialistas dizem que vocabulário é conhecimento, e quer saber? É verdade! Quanto mais palavras você sabe, mais conceitos você entende. As palavras estudadas são aquelas que dão as crianças o poder de engajar inteiramente tanto na escola quanto na vida. As palavras escolhidas devem ser as que são frequentemente encontradas nos livros utilizados pelos alunos, mas podem não fazer parte do vocabulário expressivo das crianças. Estenda e aprimore cada nova palavra pedindo que os alunos gravem vídeos usando-as! Além disso, de ênfase as palavras estudadas quando se deparar com elas em outros livros, atividades e conversas. (Baumann & Kame’enui, 2004.)
Dica #3: Forneça Repetição com Variedade
Todos precisamos de repetição quando estamos aprendendo coisas novas, mas para fixar mesmo precisamos mudar um pouco! Use variedades. Além da dica #1 (Leia e Releia para novos propósitos) atividades como jogos de tabuleiro, brincadeiras e bingo fornecem maneiras repetitivas, porém variadas de interagir com os vocabulários e conceitos que são introduzidos em cada livro. Você pode criar cartões ou atividades utilizando o Boardmaker. É possível baixar a versão gratuita do Boardmaker para testar por de 30 dias em Materiais Gratuitos e selecionar a partir de centenas de modelos pré-prontos que irão te ajudar a estender e enriquecer a aprendizagem de seu aluno. (Erickson, K. A., Clendon, S., Abraham, L., Roy, V., & Van de Carr, H., 2005).
Dica #4: Exemplifique e Suporte a Comunicação
Décadas de pesquisa nos dizem que linguagem e letramento reforçam um ao outro. Sempre forneça acesso às pranchas de comunicação e exemplifique como elas podem ser usadas para comunicar pensamentos, sentimentos e idéias durante as aulas. A prancha principal é de grande ajuda para ensinar aos alunos como achar, usar, e ler o banco de palavras. As pranchas de pequenas palavras ajudam os alunos a conectar seus pensamentos e idéias a linguagem, enquanto as pranchas complementares e rápidas dão aos alunos acesso rápido e significativo as palavras de conteúdo e interações sociais diárias durante a escrita. Usando algumas ou todas essas pranchas em qualquer combinação irá maximizar a comunicação e abrir uma janela crítica em como seus alunos pensam. (Koppenhaver, D. A., Coleman, P. P., Kalman, S. L., & Yoder, D. E.,1991).
Dica #5: Sucesso atrai mais sucesso!
Aprendizagem duradoura envolve uma mistura artística de experiências fáceis e desafiantes. Quando as coisas são muito fáceis os alunos perdem interesse; muito difíceis e eles desistem. Cada nível de atividade deve oferecer uma mistura de fácil e desafiante no ponto certo. Utilizando Boardmaker as atividades são naturalmente divertidas, os alunos rapidamente transformam um pouco de sucesso em muita confiança e engajamento. Uma maneira fácil de construir em cima desse sucesso é encorajar os alunos a levar atividades para casa e compartilhar, ou brincarem de serem os professores. Não existe forma melhor de se aprender do que ensinando aos outros o que estamos aprendendo! (Reyes, M. R., Brackett, M. A., Rivers, S. E., White, M., & Salovey, P., 2012).
E ai? O que você achou? Deixe sua opinião e ideias nos comentários logo abaixo.
Essas dicas foram adaptadas do post da professora Maureen Donnelly, Gerente de conteúdo da Tobii Dynavox (Boardmaker), de Portsmouth, New Hampshire, E.U.A.
Tradução: Sarah Bezerra
Adaptação: Leandro Rodrigues
Ótimo artigo.
Bem completo e objetivo.
Parabéns aos autores.
Estou amando suas dicas, muito obrigada.
Ótimo artigo
parabéns bonito trabalho.
Excelente a forma que vocês definiram. Vou usar com acadêmicos do Curso de Música. Tenho dois autistas, eles são ótimos e vão amar interagir com. Turma.
Gostei muito do arquivo vou indicar para colegas da área de educação especial.
Excelente! Aprendi muito com esse artigo. Parabéns!!!!
Agradeço muito seu comentário Marília! Obrigado por fazer parte da nossa comunidade!
Muito bom esse material, estou iniciando em sala de recurso, clareou bastante.
Gostei muito
GOSTEI MUITO .
Excelente artigo. Trouxe grandes contribuições m
Excelente artigo!
Esse material é riquíssimo e irá me ajudar muito com minhas crianças, obrigada!!
Material maravilhoso!!!
Excelente as dicas
Amo Ed.Especial material para trabalho de otima qualidade , ajudou muito .Obrigada
Muito bom. Sugestões simples de colocar em prática não somente para os alunos com deficiência mas também para todos em sala de aula.
Muito bom! Quero conhecer mais . Adquirir exemplos de atividades para trabalhar
Amei precisamos muito de ideias para aprendizagem na inclusão vc estar de parabéns
Muito bom!
Ótimo. gostei do que você falou em um vídeo a respeito de que todos nós temos um potencial e isso ficou gravado que temos de procurar até encontrar. Muito obrigada!
Sou professora do AEE, amo a minha profissão e sempre estou em busca de conhecimento para desenvolver com minhas crianças especiais, ainda não conhecia o seu trabalho, parabéns Leandro Rodrigues seus trabalho são muito valiosos eu comecei assistir suas aulas, seus matérias, seus artigos muito interessante e já estou apaixonada por tudo isso, sempre confecciono jogos pra desenvolver com as crianças, de maneira diversificada e as crianças gostam muito. Parabéns pelo belíssimo trabalho,e obrigada pelo conhecimento q vc está nos transmitindo. Com certeza vai me ajudar muito.
O seu material é maravilhoso. A minha maior angústia é não conseguir realizar um trabalho de qualidade com os aluno devido a demanda da sala como um todo. Trabalho com a apostila da Positivo e tenho alunos q não conseguem acompanhar enquanto os demais consumem em instantes. Esse material não vem com adaptação o professor que se vire.
Parabéns pela iniciativa, Leandro. Tenho a certeza que não sairei da sua página da mesma forma que entrei. Obrigada por compartilhar seu conhecimento.
Excelente!
Muito bem colocado o assunto…
Já estou baixando o programa para conhecer!
Obrigada!
João
Sou professor do AEE, minha formação é em Letras Clássicas, sempre que tem novidades na área da inclusão procuro participar, sinto falta de abordagens para ensino médio. Com as dicas que você nos propôs acredito que podemos adaptar os materiais.
Ótimo material!
Um excelente artigo! obrigada!
Embora não tendo iniciado a minha pós em Educação Especial to adorando tudo que vejo dentro do Instituto acredito que seja meu sonho este tipo de educação me identifico muito
Leando, parabéns pelos Projetos do Instituto Itard, você é muito aplicado a esta causa! Amo seus artigos!
Boa tarde! trabalho em berçário e essas atividades são muito ricas para eles também adorei parabéns!!!
Maravilha! Amei as dicas.
Exelente artigo, com essas dicas posso adaptar meus materiais.
Leandro, obrigada por compartilhar conosco seu material, seu trabalho é incrível! #Gratidão
São bem interessante as atividades adaptadas que foram apresentadas, pois de certa forma são práticas e objetivas.
gostei mt, trabalho na APAE e meus alunos são todos baixo funcional, não é fácil interagir com eles.
Todo profissional da área de educação deveriam estar imbuídos em educar para a diversidade. O conhecimento é vasto. O que limita é a força de vontade de cada um.
boa tarde !! parabéns Leandro amei os tema sei que vai ser uma aula muita aproveitosa.
Parabéns!!! Excelente artigo.
gostei muito.bastante interessante
Amei as dicas, iram me ajudar muito com meis alunos. Sou professora da sala de AEE. Muito obrigada!
Parabens relevante projeto.
Leandro parabéns pelo seu compromisso com a educação inclusiva, você é uma pessoa muito especial por estar disponibilizando ensinamentos em uma questão tão carente.
Adorei, me ajudara muito estou começando e vai me dar um respaldo , muito obrigado. Excelente curso
Este curso foi excelente. Ideias ótimas para elaborar materiais..
Gostei muito das dicas. Sou professora de AEE. E com certeza irei fazer uso delas! Obrigado!!!
Estes recursos foi excelente , ideias que vem a colaborar
Excelente artigo! Bem explicativo e com dicas muito bacana.
gostei muito, otimas estratégias
Muito bom. Falou de forma clara e resumida o que fazemos no nosso cotidiano do AEE
Muito bom. Falou de forma clara e resumida o que fazemos no nosso cotidiano do AEE. Mas é bom saber que outras pessoas também pensam e fazem dessa forma. Obrigada, Leandro
Leandro, obrigada pelas dicas, gostei muito! idéias claras e objetivas! show!!
adorei essas praticas. perfeitas
Adorei muito bom ter essas dicas.
Parabéns! !!Dicas valiosíssima!!!!!
EXCELENTE ARTIGO.MUITO VALIOSO.
Excelentes dicas!
Estou amando as dicas de Atividades, bem como p conteúdo apresentado.
ADOREI AS DICAS, VOU PRATICÁ-LAS.
Parabéns Leandro!
Tenho aprendido muito com suas aulas.
Sempre muito produtivas.
Obrigada por fazer parte deste grupo.
Bom dia!
Como gosto de ouvir você falar e sugerir com amor
condições que nos favoreça nesse atendimento da educação especial,
desde que assistir uma live sua sentir um carinho, uma admiração sem tamanho.
Obrigada pela oportunidade que me deu de lhe ouvir, vou continuar sempre ouvindo suas dicas, ensinamentos.
Muito, bom e já me fez ter uma ideia de atividade no formato remoto utilizando estas dias convidado os meus educandos a desenvolverem as apresentações em PowerPoint com os conteúdos que serão. Eu havia estudaremos durante a unidade e estou ministrando as aula online com este material, Funciona como revisão e correção de conteúdos feitos por toda a equipe.
legal
Ótimas dicas!
Maravilhosas dicas!
Muito boas essas dicas!
Gostei muito, pois tem me proporcionado novos conhecimentos, conhecimento esses que nos levará a trilhar novos horizontes.
Excelente dicas.
Parabéns! Gostei muito
Parabéns pelo belo material!!! isso muito nos ajuda
Conhecimento partilhado!’gratidão!
Preciso de material adaptado para o 2 ano do ensino médio.
Obrigada! Leandro, vc é um Anjo de Luz em Minha Vida Humana, e principalmente Profissional.
Excelente material, rico em compressão e clareza para o nosso da a dia.
Sou professora desses alunos especiais, quero aprender com vc como adaptar atividades para esses alunos.
Com certeza o material está bem pensado e adaptado. E quando isso acontece todos podem usar, mediando a informação. Parabéns pelo comprometimento com a construção do material, preservando os conceitos acadêmicos, oferecendo uma educação de qualidade. Estou acompanhando tudo e aprendendo bastante.
Não consegui baixar o material!
Preciso de uma aula de.confexxaonde.matwrial para inclusão apresentado em Power point vc pode me ajudar? E urgente
Boa tarde Leandro,excelente tenho uma aluna com dislexia .estou aprendo bastante .
gratidão