Um de nossos alunos do curso de Educação Especial Inclusiva fez as seguintes perguntas:
- Estou em dúvida sobre fenilcetonúria: o que é e esta condição e se pode ser encontrada somente na criança autista?
- O que é hiperreatividade?
O que é Fenilcetonúria?
Fenilcetonúria é uma doença rara, congênita e genética, na qual a pessoa nasce sem a capacidade de quebrar adequadamente moléculas de um aminoácido chamado fenilalanina, esta é uma doença hereditária, de herança autossômica recessiva gerada pela ausência ou diminuição da atividade de uma enzima específica do fígado, impedindo a metabolização do aminoácido fenilalanina que está presente em nossa alimentação. Desta forma os níveis do aminoácido no sangue ficam altos, gerando por sua vez, metabólitos nocivos ao desenvolvimento do cérebro da criança, níveis elevados de fenilalanina são tóxicos ao nosso sistema nervoso central e podem causar dano cerebral, este fator pode acarretar deficiência metal irreversível. Mas para isso ambos os pais devem passar o gene mutável ao filho para que este desenvolva a doença, se apenas um dos pais tem o gene mutável da fenilcetonúria, não há risco da criança desenvolver a doença.
O diagnóstico clínico é difícil, pois o atraso no desenvolvimento e /ou convulsão só são percebidos por volta do sexto mês. O tratamento consiste em dieta pobre em alimentos que contenham fenilalanina, complementada por fórmula de aminoácidos especialmente elaborada e fornecida por uma APAE.
Os sintomas de podem ser leves ou graves e podem incluir:
- Deficiência intelectual
- Problemas comportamentais ou sociais
- Convulsões, tremores ou movimentos espasmódicos nos braços e pernas
- Hiperatividade
- Alteração no crescimento
- Dermatite atópica
- Tamanho da cabeça pequena (microcefalia)
- Um odor desagradável na respiração da criança, pele ou urina, causado pelo excesso de fenilalanina no organismo
- Pele clara e olhos claros se comparados com outros membros da família, isso ocorre porque fenilalanina não pode se transformar em melanina – o pigmento responsável pela cor dos cabelos e tom de pele.
O resultado esperado para o tratamento de fenilcetonúria costuma ser satisfatório se a dieta for rigorosamente seguida, juntamente com a ingestão da fórmula de aminoácidos e tratamento medicamentoso, quando indicado pelo médico. A fenilcetonúria é uma doença que não tem cura, porém é possível manter a qualidade de vida com o tratamento adequado para cada paciente.
O que é hiper-reatividade?
Hiper-reatividade nada mais é do que uma atividade aumentada de algo.
Por exemplo:
É fundamental que o profissional descubra a função dos comportamentos sensoriais da criança, no caso de uma criança, que em seu desenvolvimento indique que seu input sensorial deveria ser alterado e ele demonstre hiper-reatividade deve-se procurar diminuir ou evitar o excesso sensorial e nos casos de hipo-reatividade aumentar, ajudar a criança a modular suas sensações e criar um ambiente social e físico seguro e previsível (Anzalone& Williamson, 2000; Baranek, 2002).
Está com alguma dúvida? Por favor, fale conosco!
Estamos aqui para ajudar.
Oi boa noite, tudo bem? Estou precisando fazer outro curso mas estou em dúvida rqual escolher
Olá Patrícia, você pode optar por fazer o curso de Autismo com 120 horas em nível de extensão universitária. Aproveite também nossos pacotes para Formação do Professor de Apoio e Sala de Recursos. Dê uma olhada no link: https://institutoitard.com.br/produto/cursos-para-formacao-do-professor-de-apoio-comunicacao-linguagem-e-tecnologias-assistivas/
Olá. Sou mãe de duas crianças autista. E lendo sobre os cursos que vcs oferece. Me interessou. Pq tenho muita vontade de fazer cursos referente ao autismo para ajudar no desenvolvimento dos meus filhos. Especificamente voltado para a área pedagógica. Pois vejo a dificuldade imensa no aprendizado deles. Muitas dúvidas e uma pergunta. Qual seria o curso adequado a fazer? Obg. Aguardo respostas!!
Olá Maria Alice, no momento o curso mais indicado seria o de Autismo 120 horas. Dê uma atenção especial para o método ABA.