Autismo,Educação Especial

Autismo e inclusão na Educação infantil

Resumo Descrito no início por pesquisadores, como Kanner como organização em torno do distúrbio central que é inaptidão das crianças em estabelecer relações normais com as pessoas e em reagir normalmente às situações desde o início da vida, assim era visto o autista. Caracterizado por Kanner tornou-se um dos desvios comportamentais mais estudado, debatido, podendo-se […]

Educação Especial

EDUCAÇÃO INCLUSIVA: POLÍTICAS PÚBLICAS, FAMÍLIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES

A educação inclusiva é um campo que se encontra marcado por necessidades que devem ser examinadas sob diversas perspectivas, pois sua proposta inovadora implica um remanejamento e uma reestruturação radicais na dinâmica da escola. Devido a esta complexidade, a abordagem das questões educacionais, e da educação inclusiva, exige a contribuição de diferentes disciplinas, para que […]

Educação Especial

A formação de professores de educação especial de crianças surdas e sua visão sobre a inclusão no ensino regular.

The formation of teachers of special education for deaf children and their point of view about the inclusion of these students in the regular education system. Sônia Regina Sena de Souza.[1] Maria Tereza Moreno Valdés.[2]   Resumo O presente estudo busca observar de que maneira está se desenvolvendo a atuação dos professores de Educação Especial […]

Educação Especial

Educação Inclusiva: um novo olhar no âmbito escolar

1  INTRODUÇÃO A trajetória histórica da inclusão teve seu marco inicial na década de noventa, onde foram realizadas diversas convenções internacionais em vários países e continentes. A inclusão é um movimento mundial de luta das pessoas com deficiências e seus familiares na busca dos seus direitos e lugar na sociedade. Mas o que é de […]

Educação Especial

Bilinguismo – Um grande desafio

1  INTRODUÇÃO Este artigo trata das fases pelas quais a educação especial brasileira está evoluindo, partindo-se da exclusão dos alunos com deficiência em instituições especializadas de cunho eminentemente terapêutico até chegarmos aos dias de hoje, em que esta modalidade educacional está se chocando com as propostas de uma escola para todos, única , aberta às […]

Educação Especial

O tradutor/intérprete de LIBRAS e suas dificuldades no âmbito da sala de aula inclusiva

1 INTRODUÇÃO A inclusão do aluno surdo no ensino regular está determinada pelo decreto de lei no 5.626, de 22 de dezembro de 2005¹ que regulariza a lei que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). No entanto, para que aconteça tal inclusão como é previsto legalmente, é necessário que se tenha comprometimento e […]

Educação Especial

INCLUSÃO SOCIAL DE PESSOAS PORTADORAS DE DEFICIENCIA NO ENSINO REGULAR

1  INTRODUÇÃO É consensual no debate sobre a criança a crescente necessidade da efetivação de politicas de assistência social para o publico em apreço. Neste sentido, o presente trabalho pretende evidenciar a importância da inclusão das pessoas portadoras de necessidades especiais na rede regular de ensino. Mediante o exposto. O problema proposto neste estudo nasceu […]

Autismo,Educação Especial

A importância da mediação escolar na inclusão de uma criança com transtorno do espectro autista na educação infantil

    O processo de inclusão escolar demanda de uma parceria entre pais, escola e profissionais envolvidos que atendam ao aluno. Entretanto sabemos que a inclusão vai muito além de estar em uma sala de aula, é preciso que o aluno faça parte da turma, interaja com os professores e as demais crianças, compreenda as […]